
Conheça aqui o trabalho de Paulo Eduardo Artaxo Netto, físico brasileiro que figura na lista com os 3,2 mil cientistas mais influentes dos últimos anos.
O cientista é graduado em física pela Universidade São Paulo (1977), e mestre em Física Nuclear (1980) e é doutor em Física Atmosférica (1985), ambos pela USP.
Trabalhou na NASA, nos Estados Unidos, nas universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos).
Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, e trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, poluição do ar urbana e outros temas.
É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Publicou 360 trabalhos científicos, incluindo trabalhos nas revistas Science e Nature. É membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), e fez parte da equipe do instituto que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007.
Em 2007 recebeu o prêmio de Ciências da Terra da TWAS e o Prêmio Dorothy Stang de Ciências e Humanidades de 2007, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 2009, foi agraciado com o título de Doutor em Filosofia Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo, na Suécia.
Em 2010, recebeu a Ordem do Mérito Científico Nacional, na qualidade de comendador, e o premio USP Destaque 2010 por ser o pesquisador da USP com o maior numero de acessos às suas publicações.
Leia artigo Composição elementar do aerossol atmosférico na região central da Bacia Amazônica, de autoria de Paulo Artaxo e publicado na revista Química Nova (vol. 37, n. 2, 2014).
Artigo: Composição elementar do aerossol atmosférico na região central da Bacia Amazônica
Autor: Paulo Eduardo Artaxo Netto
Revista: Química Nova