Edições Anteriores – Premonições e Freud

10802052_1548637002016890_8845006159095443611_n
Crédito: Rubens Cavallari/Folhapress

Na manhã desta quarta-feira, 26, as esquinas da Avenida Paulista com a Alameda Campinas (registradas na foto da postagem), em São Paulo, viviam um clima de tensão e curiosidade. Afinal, era ali o local em que o vidente Juscelino da Luz havia previsto que um avião da TAM cairia no dia.

Imprensa a postos nas esquinas e repórteres até dentro do suposto avião. Piadas e ansiedade nas redes sociais, e o acidente, felizmente, não ocorreu.

A premonição não é novidade no imaginário e na cultura ao longo da história da humanidade. Alguns videntes até se tornaram famosos por séculos, como Nostradamus.

O fenômeno foi estudado por grandes pensadores, como o pai da psicanálise, Sigmund Freud, e o filósofo francês, Maurice Merleau-Ponty, segundo o artigo O índice de um enigma: o inconsciente e o fenômeno da premonição, publicado na revista Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica (vol. 16, n. 2, 2013), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com o estudo, Freud, ao relacionar episódios anteriores da vida de uma paciente com seus sonhos, considerou a possibilidade de que a premonição era apenas uma impressão de que o sonho fora realizado.

Já para Merleau-Ponty, seguindo o pensamento de Freud, a premonição é relacionada com a percepção e com inconsciente.

Artigo: O índice de um enigma: o inconsciente e o fenômeno da premonição
Autor: Ronaldo Manzi Filho
Revista: Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 

Share