Conhece a carreira e vida do cientista Jacob Palis, atual presidente da Academia Brasileira de Ciências?
O mineiro de Uberaba, nascido em 15 de março de 1940, é um dos grandes nomes da Matemática no país.
Palis possui graduação em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), e mestrado e doutorado em matemática pela University of California, nos EUA, em 1966 e 1967, respectivamente. É professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada desde 1973.
Além da ABC, o matemático é também membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da “Accademia dei Lincei”, da Itália, da Academia da China, da Academia das Ciências de Lisboa e da “Académie des Sciences”, na França.
Dentre os inúmeros prêmios e títulos que recebeu ao longo de sua carreira, destaca-se o Prêmio Balzan, de 2010.
Ganhou notoriedade por seu trabalho na área de Sistemas Dinâmicos, que servem para modelar fenômenos da natureza e de atividades sócio-econômicas.
E este foi o tema do matemático em seu artigo, Dinâmica não-linear, sistemas caóticos e aplicações, publicado na revista Estudos Avançados, da USP (vol. 8, n. 20, 1994).
Nele, Palis refletiu sobre como os fenômenos da natureza podem ser modelados por processos expressos em termos matemáticos, área de estudo de outros grandes cientistas da história como o francês Henri Poincaré, além de outros pioneiros como Newton e Galileu.
Artigo: Dinâmica não-linear, sistemas caóticos e aplicações
Autor: Jacob Palis
Revista: Estudos Avançados (USP)