Divulga Cientista – Hernan Chaimovich

chaimovich

A pedido do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, o bioquímico Hernan Chaimovich aceitou a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por sua importância na ciência e na política científica, o Divulga Ciência dá destaque ao cientista na seção de hoje.

Hernan Chaimovich, que nasceu em Santiago no Chile em 1939, se graduou em 1962 na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Químicas da Universidade do Chile. Após trabalhar nos Estados Unidos e no Chile, o bioquímico veio ao Brasil com bolsa FAPESP para fazer seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em 1969, seguido por pós-graduações nas universidades da Califórnia e Harvard, ambas nos EUA.

Sua atuação nas políticas públicas começou em 1983, quando participou da diretoria da Associação dos Docentes da USP (Adusp) e em 1985 se tornou professor titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP (IQUSP), tendo sido chefe de departamento em duas gestões e diretor do instituto. Ainda na USP, integrou o Conselho Universitário por quase 20 anos, ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa da USP entre 1997 e 2001 e de vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados.

Chaimovich também foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, diretor e vice-presidente do International Council for Science (ICSU); também fundou e copresidiu por seis anos a Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS). Atualmente é membro e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e participa de estudos internacionais sobre tratados de armas químicas e biológicas.

Durante sua carreira como pesquisador, Chaimovich publicou vários artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, como os seguintes destaques:

Artigo: Brasil, ciência, tecnologia: alguns dilemas e desafios
Revista: Estudos Avançados, (vol.14 no.40, 2000)

Artigo: Notas preliminares sobre financiamento à pesquisa no Brasil
Revista: Revista USP, (n. 73, 2007)