Novos artigos – Plantas usam diferentes estratégias para sobreviver à seca

DSC00638
Espécies decíduas com folhas durante a estação chuvosa. Crédito: Oliveira, C. C. (2013)

Por Claudia Rabelo Lopes – Assessora de imprensa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Ao analisar a vegetação de uma área do semiárido no Ceará, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) verificou que as plantas que perdem as folhas na estação seca, chamadas decíduas, e as sempre verdes, que mantém as folhas, apresentam estratégias diferentes para resistir à seca. O estudo foi publicado na última edição da revista Rodriguésia (vol. 66 nº 1, 2015).

DSC06012
As mesmas espécies da primeira foto, agora sem folhas durante a estação seca. Crédito: Oliveira, C. C. (2013)

Os pesquisadores identificaram características das folhas que indicam que as plantas decíduas adotam uma estratégia para evitar a seca, enquanto as sempre verdes adotam uma estratégia de tolerância à seca. As primeiras investem menos carbono na construção das folhas, que têm vida curta, mas apresentam alta capacidade fotossintética. Já as espécies sempre verdes constroem suas folhas com alto investimento de carbono, o que dá maior longevidade, mas reduz a capacidade fotossintética das folhas. “As diferenças entre as estratégias de evitação e tolerância à seca são primariamente determinadas por diferenças na capacidade hidráulica, traços relacionados à fotossíntese e tolerância das folhas ao estresse hídrico”, afirmam Bruno e co-autores. Por outro lado, quando não há restrição hídrica, os dois grupos de plantas apresentam o mesmo grau de eficiência no uso da água.

Leia o artigo completo: Divergências funcionais e estratégias de resistência à seca entre espécies decíduas e sempre verdes tropicaisRodriguésia, Vol.66(1), 2014. DOI: 10.1590/2175-7860201566102

DSC06180
A espécie sempre verde com folhas durante a estação seca. Crédito: Oliveira, C. C. (2013)

Contatos:

Claudia Rabelo Lopes, jornalista assessora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
E-mail: claudia@jbrj.gov.br – Fone: (21) 3204-2498

Autor: Bruno Cruz de Sousa.
E-mail: brunoecologo@gmail.com