Divulga Cientista – Álvaro Avezum, um dos quatro brasileiros na lista da Thomson Reuters

Dr. Álvaro Avezum, médico cardiologista, foi considerado pela consultoria Thomson Reuters (2014) como um dos quatro cientistas brasileiros com produção acadêmica de maior impacto no mundo em uma lista de 3.215 pesquisadores.
O pesquisador trabalha há quase 30 anos no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, teve participação em um grande estudo internacional, o “Interheart”, uma pesquisa que mapeou os fatores de risco de infarto em 52 países.

avezum_132x189

A carreira

Álvaro Avezum se formou em Medicina, em 1985, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1985), em 1987 concluiu Residência Médica em Clínica Médica pela mesma universidade. Já em 1990, concluiu no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia conclui em Cardiologia Clínica e em Emergências e Terapia Intensiva.
Possui Especialização em Cardiologia, Epidemiologia Clínica e Bioestatística pela Universidade McMaster, Hamilton, Canadá (1993-1995). Concluiu Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2002). Possui Título de Especialista em Cardiologia – Sociedade Brasileira de Cardiologia (2008).
É Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo e Professor responsável pela Disciplina de Pesquisa e Medicina Cardiovascular: Planejamento, Execução e Avaliação do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação: Medicina / Tecnologia e Intervenção em Cardiologia (USP/IDPC).

Projetos e artigos

Entre 1989 e 2011 participou de 70 projetos de pesquisa, é Membro do Comitê Diretivo Internacional de 48 estudos clínicos e epidemiológicos, Membro do Comitê Internacional de Validação de Eventos de 20 estudos e Coordenador Nacional de 35 estudos.
Avezum possui um total de 257 publicações em periódicos especializados, 320 trabalhos em anais de eventos e apresentações de trabalho.

Um desses artigos foi publicado na Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, “Como melhorar o controle das doenças cardiovasculares? Lições dos estudos epidemiológicos”.

Possui 29 capítulos de livros publicados e cerca de 1010 produções técnicas. Participou de 447 eventos no exterior e no Brasil. Orientou 05 teses de Doutorado, 4 monografias e participou de 13 bancas de trabalho de conclusão. (Fonte: Lattes)

Share