Estadão noticia artigo da revista Anais da Academia Brasileira de Ciências

Notícia de Fábio Castro publicada originalmente no jornal Estado de S. Paulo dá destaque a artigo do paleontólogo Alexander Kellner publicado na última edição da revista Anais da Academia Brasileira de Ciências (vol.87, n.2, 2015) em que são descritos 3 novas espécies e que podem ser mais antigos do que se acreditava.  “O presente estudo aumenta a diversidade de pterossauros triássicos e indica que a origem do clado teria ocorrido no Triássico Médio”, conclui Kellner.

Artigo:
KELLNER, Alexander W.A.. Comments on Triassic pterosaurs with discussion about ontogeny and description of new taxa. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2015, vol.87, n.2, pp. 669-689. ISSN 1678-2690.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201520150307.

Veja abaixo trecho da notícia.

Cientista brasileiro descobre novos pterossauros

Museu Nacional/Estadão
Museu Nacional/Estadão

Um cientista brasileiro identificou três novas espécies de pterossauros – um grupo raro de répteis voadores pré-históricos -, revelando que estes animais podem ser mais antigos do que se imaginava. Um dos maiores especialistas do mundo em pterossauros, Alexander Kellner, pesquisador do Museu Nacional (UFRJ), demonstrou que um dos gêneros existentes, o Eudimorphodon, correspondia a três gêneros e espécies distintos. Segundo ele, isso significa que os pterossauros estavam bastante diversificados há 220 milhões de anos, bem antes do que se pensava, segundo estudo publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências.

Leia notícia na íntegra.

Share