Novos Artigos – A revista Malala traz debate sobre o oriente médio

cover_issue_7689_pt_BRA revista Malala é uma publicação do Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano da Universidade de São Paulo (USP) em 2013, sob coordenação de Peter Robert Demant. Segundo o artigo de reflexão sobre a revista, disponível nesta última edição, “o boletim Malala, a começar pela proposta do seu nome suscitou uma série de reflexões sobre disputas político-acadêmicas e questões metodológicas. A experiência com o Boletim tem nos levado a alguns questionamentos: quem estuda Oriente Médio e mundo muçulmano no Brasil, como são e o que se espera desses estudos.sua proposta de debate”.

Sua nova edição traz além de artigos científicos, relato de campo, resenhas sobre o filme “Hannah Arendt” (2014) e do livro “Spies against armageddon: inside Israel’s secret wars” (2012) e até colunas opinativas.

Confira alguns dos destaques:

Artigo: Alienation and violence: Frantz Fanon and the israeli-palestinian conflict
Autores: Mauro Saccol
Revista: Malala (vol.3, n.4, 2015)

Por meio do conceito “alienação”, o estudo busca entender os efeitos psicológicos da colonização sobre as pessoas nativas no conflito israelo-palestino, sendo a violência uma consequência dessa alienação. A análise parte das palavras “Frantz Fanon” e começa com uma biografia de Fanon e suas obras para caminhar a leitura sobre a colonização e relações da violência com a alienação para compreender a resistência palestina durante o conflito.

Relato de Campo: Impressão das impressões: relato de viagem a Israel 
Autores: Rogel Tavares
Revista: Malala (vol.3, n.4, 2015)

Coluna Opinativa: BDS: ajuda ou prejudica o movimento palestino?
Autores: Daniella Köhnen Abramovay
Revista: Malala (vol.3, n.4, 2015)

Coluna Opinativa: As esquerdas e Israel: muita militância e pouco diálogo
Autores: Ariel Finguerut
Revista: Malala (vol.3, n.4, 2015)

Coluna Opinativa: Gaza, 2014: understanding the israeli-palestinian conflict
Autores: Antonio Perra
Revista: Malala (vol.3, n.4, 2015)

Share