Mario Schenberg importante intelecutual e cientista brasileiro

Mario Schenberg, fiela às suas perspectivas militares e importante cientista brasileiro
Mario Schenberg, fiela às suas perspectivas militares e importante cientista brasileiro

por Carolina Medeiros

A última edição da revista Estudos Avançados da USP, traz o artigo: “O cientista e o político – Mario Schenberg”, em outras palavras, a biografia do intelectual que se manteve fiel às perspectivas socialistas desde a sua juventude, e que foi também um dos grandes cientistas brasileiro.

Como descrito no texto, “Mario Schenberg foi homem de partido, participante ativo das lutas democráticas no país. Mas era um militante muito especial, pois foi um daqueles intelectuais de formação e interesse amplos, herdeiros do Renascimento e do Iluminismo, que fazem muita falta na cultura especializada do país contemporâneo”. Além de sua formação em física teórica e diversos trabalhos de pesquisa científica publicados e admirados por seus pares, Mario Schenberg foi colecionador e crítico de arte, contribuindo para a carreira de diversos artistas brasileiros.

A partir de 1936, quando publicou o seu primeiro trabalho científico, sobre problemas da eletrodinâmica quântica, em uma revista italiana de grande prestígio, Schenberg manteve uma produção científica respeitadíssima no Brasil e no exterior, que há pouco tempo foi recuperada em dois alentados volumes publicados pela Editora da Universidade de São Paulo.

Pode-se dizer que esse artigo, “essa publicação preenche uma lacuna importante, trazendo ao público mais jovem a visão política de um dos nossos grandes cientistas”, afirma o autor.

O artigo completo com a biografia do cientista está disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142015000200377&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Share