Museu da Língua Portuguesa é atingido por incêndio em São Paulo

size_810_16_9_incendio-estacao-da-luz-dan
Foto publicada por Dan Stulbach

Por Kátia Kishi

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, na tarde desta segunda-feira (21) um incêndio na região central da cidade de São Paulo se alastrou até o Museu da Língua Portuguesa, um dos mais visitados do país e localizado no prédio centenário da Estação da Luz, tombado pelo patrimônio histórico.

Entre as tragédias, uma pessoa que trabalhava como bombeiro do museu faleceu de parada cardiorrespiratória por causa da fumaça enquanto trabalhava. Segundo as informações iniciais, o incêndio se iniciou no primeiro piso do prédio e se espalhou até o terceiro, sendo estimado que atingiu 30% do museu.

O local estava fechado, pois não abre às segundas-feiras, a estação da Luz foi fechada e a Praça da Luz interditada por precauções, mas ainda faltam mais informações oficiais sobre as dimensões dos estragos causados pelo fogo.

O museu, que provavelmente será inativado durante as férias escolares, é uma importante atividade de divulgação científica e aprendizado não-formal, que resgata a história da língua portuguesa, exibe diversas exposições, como a quinta edição da mostra “Esta Sala é uma Piada” que contém charges, história em quadrinhos e caricaturas, além de aproximar os visitantes com a obra e história de diversos escritores, podendo ser o despertar para o interesse à leitura e estudos dos visitantes, um dos principais papéis dos museus.

Para entender melhor sobre a importância desse museu, resgatamos o artigo publicado pela revista “Comunicação & Educação” da Universidade de São Paulo, disponível no Portal de Revistas da USP, e que narra a história da instituição, inaugurado em março de 2006 e mantinha recursos audiovisuais e tecnologia de ponta para aproximar os visitantes da língua.

De acordo com o artigo de Consuelo Ivo, editora executiva da revista, “trata-se de um museu vivo da língua, onde os brasileiros podem se reconhecer e se conhecer melhor, em um lugar que evoca a especificidade e a riqueza da língua portuguesa do Brasil e busca, assim, reforçar o sentimento de pertença e de responsabilidade para com o País.”

A língua portuguesa é a oficial em oito países em quatro continentes diferentes: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Timor Leste.

Por que está na Estação da Luz?

O prédio da Estação da Luz foi escolhido por ser o ponto de encontro entre os imigrantes que vinham de trem do Porto de Santos, e influenciaram o nosso português brasileiro, explica a autora do artigo. Em 1946, parte da construção, que funcionava como escritórios da companhia férrea, também sofreu com um incêndio, mas foi reconstruído em 1950.

Mesmo assim, para a implantação do Museu da Língua Portuguesa, foi necessário um minucioso trabalho de restauração, além da introdução dos recursos de multimídia, orçado em R$ 37 milhões na época, valor que contou com a parceria de empresas públicas e privadas, ações da secretária de educação e cultura do governo de São Paulo, mas 80% dos recursos investidos para a construção do museu veio do Ministério da Cultura por causa da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Conheça mais sobre o Museu da Língua Portuguesa em seu site e no artigo:

Artigo: O Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz
Autor: Consuelo Ivo – Contato: consuelo.ivo@terra.com.br
Revista: Comunicação & Educação (vol. 11, n.3, 2006)
Link do Portal: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37607