Retrospectiva 2015: Posts mais lidos do blog

Foto Retrospectiva

Por Kátia Kishi

Olá, Leitores,

Prestes ao primeiro aniversário de nosso blog, 2015 se encerra para começarmos mais um ano com novos projetos e estratégias de divulgação das revistas científicas. Nesse espírito de comemoração, resolvemos resgatar quais foram os posts mais lidos no blog durante o ano, que ao todo reúne mais de 25 mil visualizações.

Apesar de ser um meio de divulgação dos periódicos e artigos científicos brasileiros de destaque, nossa equipe também produziu outros materiais relacionados ao mundo das publicações científicas, como tutoriais de divulgação científica, reportagens e notícias sobre encontros e experiências de editores científicos, além de outros temas que serão detalhados em nosso ranking de publicações mais lidas.

Confira o ranking e em seguida a descrição dos posts (com links):

ranking retrospectiva 2015 blog

1. Em primeiro lugar, a nossa publicação mais visitada e comentada foi sobre a primeira descrição do vírus Zika que divulgava um artigo inédito publicado pela revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz sobre o vírus que teve o primeiro caso reportado em Natal (RN), mas que já se expandiu pelo país o número de casos.
  2. O segundo post mais lido é uma reportagem de discussão sobre as estratégias adotadas para divulgação de revistas científicas nas redes sociais, realizada em uma mesa redonda da 67ª Reunião Anual da SBPC, em São Carlos, com participação de Germana Barata, (coordenadora do projeto que gerou este blog), Silvia Galleti (ABEC), Roberta Cerqueira (História, Ciências, Saúde – Manguinhos), Solange Santana (RBEFE) e Atila Iamarino (Nerdologia).
  3. O terceiro lugar no pódio ficou para um dos Rankings inéditos que este blog desenvolveu para divulgar e comemorar as revistas mais acessadas no Portal USP e na plataforma SciELO, sendo o mais visualizado o ranking SciELo de março.
  4. A quarta publicação mais vista se trata de uma notícia sobre a digitalização do periódico mais antigo do mundo, o inglês Philosophical Transactions da Royal Society, que deverá ocorrer até 2017 com investimento estimado em 1,7 milhão de libras esterlinas (cerca de R$8,5 milhões).
  5. A nossa seção de personalidade da ciência também foi bem visitada, tendo ganhado destaque o post sobre a primeira doutora em matemática no Brasil, Marília Chaves Peixoto.
  6. A necessidade de inserção nas novas redes sociais, para aproximar os leitores das revistas, instigar o debate de cientistas e conquistar novos leitores e autores, mostrou ser um grande interesse em 2015, sendo a publicação sobre o manual de política de uso de redes sociais da RBEFE a sexta mais lida.
  7. O interesse pela divulgação científica como prática acadêmica também foi um dos auges de público, sendo o artigo de Germana Barata, pesquisadora do Labjor/Unicamp, a sétima publicação no ranking.
  8. Em oitavo lugar temos o ranking SciELO de junho.
  9. E em nono o ranking SciELO de maio.
  10. Nossa décima publicação mais lida neste ano foi sobre as relações do marketing com a divulgação científica, uma notícia sobre as experiências e visão de Marcos de Oliveira, diretor do marketingLAB.

Agradecemos aos leitores os comentários e sugestões que recebemos este ano e que contribuíram para o desenvolvimento deste projeto. Esperamos para 2016 mais iniciativas de divulgação científica.

Fiquem atentos ao nosso blog com mais novidades no ano que vem! 🙂