
As chamadas “selfies” (autorretrato, em português), tem povoado as redes sociais como o Facebook e Instagram, e virou tendência no comportamento dos usuários no último ano.
O estudo Redes Sociais, redes de sociabilidade, publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais (vol. 29, n. 85, 2014), analisa as dinâmicas interacionais que ocorrem nas redes sociais para “entender a especificidade da vida social tecida pelos usuários que ali se encontram”.
Segunda a pesquisa, a intensa publicação de imagens está relacionada, entre outras coisas, com a disseminação do uso dos “smartphones” — por possuírem grande capacidade para a captura fotográfica, assim como para a imediata transmissão dos dados de imagens —, além do incentivo que os integrantes das redes praticam entre si através do botão “curtir”, por exemplo, e a publicação de fotos com a postagem de suas próprias imagens.
Já o artigo Imagens de um sujeito em devir: autorretrato em rede, publicado na revista Galáxia (n. 23, 2012), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontífica Universidade Católica, de São Paulo, analisa aspectos técnicos e comportamentais dos “selfies”.
Leia os artigos completos:
Artigo: Redes Sociais, redes de sociabilidade
Autor: Francisco Coelho dos Santos e Cristina Petersen Cypriano
Revista: Revista Brasileira de Ciências Sociais
Artigo: Imagens de um sujeito em devir: autorretrato em rede
Autor: Nina Velasco e Cruz, e Camila Leite de Araujo
Revista: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP)