Edições Anteriores – Crise na economia

economia
A presidente Dilma Rousseff assina documento de posse do novo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Crédito: Roberto Stuckert Filho/PR

Nos últimos meses, a economia brasileira tem recebido muita atenção da imprensa. Muitos economistas e jornalistas da área apontam dados e estatísticas para a crise econômica e a possível recessão que o país pode vivenciar, especialmente em 2015.

Por isso, o Divulga Ciência sugere um artigo para que o leitor compreenda o contexto econômico atual através de estudos e pesquisas através de cenários passados.

O artigo Crise e desregulação do trabalho no Brasil, publicado na revista Tempo Social (vol. 13, n. 2, 2001), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, propõe refletir, numa perspectiva histórico–estrutural, o período de 1980 a 2000 de transformações da economia brasileira, com foco em implicações sobre o mercado de trabalho.

Além disso, o estudo analisa ainda a tentativa do país de construir uma agenda positiva de mudanças, “como condição para a superação do binômio crise econômica e desregulação do trabalho no Brasil”.

O artigo conclui que “somente com uma perspectiva positiva de integração social, portanto, não excludente como a que tem comandado as esferas de dominação política e econômica vigentes no país, é que os anos vindouros do novo milênio podem vir a representar um período histórico de grande importância para o Brasil, rumo à superação dos impasses nos quais está atualmente inserido.”

Artigo: Crise e desregulação do trabalho no Brasil
Autor: José Celso Cardoso Jr.
Revista: Tempo Social (USP)

Share