50 – Papel e meio-ambiente

E aí pessoas?

Este é um texto mais sobre conscientização ecológica do que conscientização energética. Tal tema é sobre o papel. Este que utilizamos para fazer anotações, imprimir outros papeis, escrever livros, e até mesmo fazer guerrinha de papel.

Não sendo muito necessário dizer o que o papel faz, você sabe o impacto da fabricação do papel no meio-ambiente? Se sim, este texto é mais uma revisada deste conceito, além de trazer alguns estudos científicos sobre o mesmo, cuja referência se encontra no final do texto.

Papel e meio-ambiente

Como alguns leitores mais antigos dos textos devem saber, nenhuma energia é 100% limpa. Sempre haverá um impacto por trás da criação de uma fonte, seja continuo, seja descontínuo (no caso das não-renováveis).

Desta forma, para a formação do papel, estima-se que a fabricação do papel causa em desmatamento de varias florestas, pois a madeira é essencial para a formação deste item. Fora isso, a fabricação dele envolve varias etapas que também são problemáticas. Como por exemplo, existe uma etapa a qual envolve a liberação de aguas residuais aos rios, contaminando os mesmos. Além disso, a utilização de produtos químicos durante a formação do papel também causam poluição na atmosfera, pois estes são liberados na chaminé após a sua utilização[1][2][3].

Existem inclusive estudos de empresas de papel que visam reduzir tais impactos, de forma a serem mais ecologicamente aceitas[4][5][6]. Tais estudos estarão nas referências, caso tenham curiosidade.

How Its Made Work GIF by Make it Move

Dicas

Tal texto não visa dizer uma mensagem como: “pare de usar o papel imediatamente, pois você esta ajudando a degradar o meio-ambiente”. Sei que há alguns leitores cujo habito de usar papel é ainda grande. Porém, aconselho a caso possível, tentar utilizar ele menos. Como por exemplo, utilizar uma folha para  quase todas as anotações, seja semanais, ou mensais. Se possível utilizar o celular para anotações.

Em caso de pagamentos, tentar realizar sempre que possível via celular ou outros aparelhos. Porém, para isso é necessário desabilitar eles para pagamento ou transferência. Ou para pagamento via boleto, tentar utilizar a opção do banco para ler em PDF (caso obtenha o arquivo) e pagar no aplicativo mesmo.

Espero que tenham entendido a mensagem. Os links da bibliografia estão logo abaixo. E bons estudos caso queiram aprofundar nos impactos tanto do papel, quanto a empresas que já estão cientes dos impactos da fabricação do papel.

Até a próxima.

Loop Wondering GIF by xavieralopez - Find & Share on GIPHY

Referências

[1] LOUREDO, Paula, COMO É FABRICADO O PAPEL?, Escola Kids, disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/como-e-fabricado-o-papel.htm>, acesso em: 1 nov. 1990.

[2] Produção de papel gera alto consumo de água, Dinâmica Ambiental, disponível em: <https://www.dinamicambiental.com.br/blog/meio-ambiente/producao-de-papel-gera-alto-consumo-de-agua/>, acesso em: 1 nov. 1990.

[3] Environmental impact of paper, Wikipedia, disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Environmental_impact_of_paper>, acesso em: 1 nov. 1990.

[4] MIGLINO, Luís C. Porto, Aspectos econômicos do controle da poluição: estudo de caso para uma indústria de papel e celulose, IDAE, v. 139, 1984.

[5] MANCINI, Rodrigo Furgieri; ANDRÉ, Kelly Cristina Padilha; TUPY, Oscar, Estratégias Ambientais de Empresas do Setor de Papel e Celulose no Brasil, Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 9, n. 1, p. 61, 2005.

[6] LUGOBONI, Leonardo Fabris et al, Análise dos relatórios de sustentabilidade das indústrias de papel e celulose, Revista Metropolitana de Sustentabilidade – RMS, v. 3, n. 3, 2013.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...