79 – Os povos indígenas ameaçados por uma empresa auxiliar dos carros elétricos?

E aí, pessoal.

Este mês temos o dia internacional dos povos indígenas, no dia 09 de agosto. Logo, pensei em fazer um texto cujo tema seria eles. E o tema incrivelmente tem a ver com os carros elétricos, o qual vou tecer comentários ao decorrer do texto.

A empresa Sigma e os povos indígenas

A empresa Sigma é uma empresa que passa a imagem de ser verde e sustentável. Atualmente ela esta operando no Vale Jequitinhonha, na qual extraí lítio. Este lítio é vendido para baterias de carros elétricos, sendo estes uma das principais apostas para controlar as emissões de gases poluentes, já que este possui zero emissões.

Porém, segundo esta reportagem do Observatório da Mineração, as atividades da empresa estão afetando as comunidades indígenas no local. Uma lista das comunidades pode ser visualizada no site Cultural Survival. Porém, estes impactos estão sendo escondidos pelo forte marketing que a empresa possuí.

Indígenas e mineração

Não é de muito tempo que há esse conflito entre preservação ambiental e mineração. Por exemplo, a mineração de ouro no território Yanomami gerou vários efeitos colaterais a esta tribo. Isto e outros abusos que esta sofreu durante a gestão Bolsonaro. E com a pandemia, essa exploração de minério em território indígena ficou mais forte, conforme este estudo da FioCruz demonstra. E obvio que há outros casos de tribos que sofrem com garimpo, que vocês podem pesquisar após a leitura deste texto.

E porque há esse conflito? Justamente porque as pessoas querem ganhar dinheiro, nem que isso custe a vida de varias pessoas indígenas, sendo que estas por muitos são vistos como “intrusos” ou até mesmo “obstáculos” para o desenvolvimento econômico. Essa é a logica da economia hoje, a qual também atrapalha na questão do combate as mudanças climáticas. Isto devido ao lobby pesado de varias empresas de energia “suja”, que de forma alguma querem parar de produzir para continuarem vendendo.

E como ficam os carros elétricos, dentre outros minerais importante para criação de energia renovável?

Bem, não sei se você acompanha o trabalho do Conexão Na7ural via Instagram ou outras redes. Mas algumas vezes falei que os carros elétricos, mesmo sendo mais sustentáveis em termos de emissão que os carros convencionais, não vão ser a solução definitiva. Primeiramente, porque a energia dos carros elétricos pode vir de termelétricas, pois estas geram energia elétrica, a qual também pode carregar baterias. E as termelétricas podem ser abastecidas com combustíveis fósseis, aos quais emitem gases que prejudicam para a atmosfera. E também tem a questão de onde o material para a fabricação dos componentes destes carros vai ser extraído.

A notícia de hoje é justamente para reforçar este segundo ponto. Os carros elétricos são sim bem vindos para o desenvolvimento sustentável, ainda mais pela sua questão de “zero” emissões. Mas, do que adianta extrair um lítio sustentável, se a extração do mesmo prejudica as comunidades indígenas locais? E o desenvolvimento sustentável, conforme até as reuniões da COP reforçam, devem atender as comunidades mais fragilizadas, dentre estas, os indígenas.

E obvio que isso não só vale apenas a carros elétricos. Vale também para outros minérios importantes, como o sal-gema, cuja extração causou uma das maiores tragédias ambientais do Brasil. Mas é isso. Um feliz mês dos povos indígenas. E até a próxima.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *