É a pessoa que ao contrair uma infecção não desenvolve quaisquer sintomas, mas ainda assim possui o agente patológico em seu corpo (como uma bactéria ou vírus), e dessa forma é capaz de transmiti-lo para outras pessoas de forma silenciosa.

O grande problema desse tipo de caso é como tal indivíduo não sabe que doente, ele não procura fazer algum teste de diagnóstico e continua sua vida normalmente, trabalhando, indo ao mercado, academia, farmácia, shopping, festas, o que aumenta muito as chances de novas pessoas se contaminarem.

Atualmente, no caso específico da COVID-19 especula-se que o nível de infectados em alguns países como o Brasil seja muito mais alto do que o divulgado, mas por boa parte desses serem assintomáticos (ou possuírem sintomas muito brandos e dificilmente perceptíveis), eles estão escapando dos testes e das autoridades de saúde e assim contaminando mais pessoas, mesmo sem ter essa intenção. Especula-se isso pela porcentagem do número de mortes aqui ser muito mais alta do que no resto do mundo, o que indica que muitos casos assintomáticos não estão sendo testados e contabilizados.