É o processo que envolve a entrada, desenvolvimento e multiplicação de agentes infecciosos/patógenos (em sua maioria microorganismos vivos) no corpo de algum animal. Esses agentes infecciosos podem ser bactérias, vírus, protozoários e fungos. Quando a infecção gera manifestações clínicas, os chamados sintomas, ela é chamada de Doença Infecciosa. Em uma infecção, as células do sistema imune e vários componentes do plasma sanguíneo agem em conjunto para combater o patógeno, o que muito vezes leva a formação pus, que nada mais é do que o resto de células imunes mortas.É importante não confundir infecção com inflamação. A infecção é causada especificamente por agentes biológicos vivos, enquanto a inflamação é a resposta imune do corpo contra algum agente, seja físico (como o corte de uma faca, o espinho de uma flor ou a torção de um tornozelo), químico (como um veneno ou toxina) ou biológico (aqui entram os agentes infecciosos). Em outras palavras, toda a infecção ocorre junto de uma inflamação, mas nem toda inflamação ocorre por causa de uma infecção.