É o efeito ou ato de gerar uma imunidade de longa duração contra uma doença infecciosa. Uma pessoa imunizada é aquela que possui anticorpos e células de memória que permitem que tal pessoa consiga combater mais facilmente uma infecção ao entrar em contato com ela uma segunda vez. 

Há duas formas de se ocorrer a imunização: naturalmente, quando alguém adquire uma gripe ou outra doença infecciosa do ambiente, e artificialmente, via vacinas. Em ambas as situações o sistema imune da pessoa era trabalhar para combater o patógeno ao mesmo tempo que estimula estimula a formação de células de memória e anticorpos, um processo demorado que leva aproximadamente 10-12 dias. Nesse primeiro contato o corpo não se beneficiará dessas células de memória e anticorpos, pois em geral 12 dias é o suficiente para o sistema imune combater a infecção. 

Contudo, em um segundo contato, essas células e anticorpos serão de grande importância, visto que eles auxiliam no combate ao patógeno, tornando todo o processo muito mais rápido e eficiente. É por causa disso que muitas vezes somos afetados por uma doença uma única vez e nunca mais, como catapora.