O PROJETO DE BLOGS DE CIÊNCIA DA UNICAMP

No intuito de estimular a divulgação científica através dos recursos disponíveis na Web 2.0, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, lançou no ano de 2015 sua primeira plataforma de blogs de ciência através de uma parceria inicial entre o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Unicamp – EA2, o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor e o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação – LANTEC. Após dois anos de projeto, essa parceria foi alterada para entre o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor, a Assessoria de Comunicação da Unicamp – ASCOM e o Gabinete do Reitor.

Sendo inspirada em outras iniciativas de sucesso, como, por exemplo: ScienceBlogs, ResearchBlogging e ScienceSeeker, o projeto Blogs de Ciência da Unicamp reúne pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação da Universidade, com o objetivo de promover uma ferramenta prática e amigável como proposta de canal de divulgação científica.

Objetivos do Projeto de Blogs de Ciência da Unicamp

Através de um espaço na web de fácil manutenção e acesso para produção de conteúdo, o projeto Blogs de Ciência da Unicamp visa a criar uma cultura de divulgação científica para pesquisadores, docentes e alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas, levando para o público em geral o conteúdo científico produzido dentro dessa universidade.

Ao disponibilizar uma ferramenta prática, cursos de especialização e todo o suporte da equipe administrativa para apoio aos blogueiros e manutenção geral do projeto, pretende-se realizar não só um trabalho de extensão, mas também aproximar a ciência do público em geral e disseminar a atividade de divulgação científica dentro e fora da universidade.

A Universidade Estadual de Campinas, por meio dos órgãos supracitados fomenta, oportuniza, treina e dá suporte à iniciativa, mas  os conteúdos dos blogs individuais são de responsabilidade total de seus autores.

Os cursos de formação são ministrados todos os semestres.

Para mais informações encaminhe para blogsdecienciadaunicamp@gmail.com

Regulamentação da Rede [arquivo]

Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas
ISSN 2526-6187

Link de Publicações e Matérias sobre o projeto:

BLOGS DE CIÊNCIA DA UNICAMP: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR DOCENTES E PESQUISADORES – Revista EDICC

Blogs de Ciência da Unicamp – Ainda estamos aqui – ScienceBlogs

O projeto Blogs de Ciência da Unicamp ganha espaço no portal da instituição – Podcast Oxigênio

Divulgadores de ciência fortalecem redes e diversificam atuação – Revista Fapesp

ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE DE CONDOMÍNIOS DE BLOGS DE CIÊNCIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Blogs de Ciência da Unicamp lança Série Especial sobre o Protagonismo Feminino na Ciência – Instituto de Física Universidade de São Paulo

Periodicamente, a Rede de Blogs de Ciência da Unicamp publica especiais temáticos. Veja abaixo as edições já publicadas:

Protagonismo Feminino – Março de 2018

Política 2018 – Setembro de 2018

Cultura POP – Maio de 2019