Por que ensinar e aprender sobre Geociências?

Ciências da Terra ou Geociências constituem um conceito abrangente aplicado às ciências relacionadas com o estudo do planeta Terra. Existem abordagens reducionistas e holísticas relativamente às ciências da Terra que procuram explicar a sua história. As principais disciplinas historicamente aplicam conhecimentos de geologia, física, geografia, matemática, química e biologia de modo a construir um conhecimento sobre as principais áreas ou esferas do Sistema Terra.

A proposta deste blog é constituir uma comunidade de professores de geociências que possam compartilhar resultados de pesquisas e práticas educativas na área de ensino de geociências. Da mesma forma que a alfabetização e letramento são importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade, a apropriação dos conhecimentos sobre o nosso planeta constitui uma ferramenta para o exercício da cidadania. O trecho do editorial de lançamento da revista Terra e Didática de 2005 traz a ideia central da importância do ensino de geociências em nossa sociedade:

Algum grau mínimo de conhecimento sobre Ciências da Terra passou a fazer parte da bagagem que um cidadão deva carregar em vida; tais conceitos ajudam-no a conviver melhor com fatores que podem atingi-lo ou a seus descendentes, uma vez que afetam a sobrevivência da espécie no planeta Terra. (Revista Terra e Didática, Dezembro de 2005)

Passados mais de dez anos, a revista vem contribuindo com a área de ensino, trazendo ao debate pesquisas e experiências pedagógicas interessantes e inovadoras.

Um pouco da história do ensino de geociências no Brasil

Gostaria de contar um pouco da história do ensino de geociências no Brasil, a partir dos anais do I Simpósio Nacional sobre “O Ensino de Geologia no Brasil”, realizado na cidade de Belo Horizonte, em 1981. Segundo o documento,  foi a partir de 1974, no XXVIII Congresso Brasileiro de Geologia, com a realização da I Mesa Redonda sobre o Ensino de Geologia, que a comunidade geológica brasileira mostrou mais explicitamente sua preocupação com a área de ensino. O simpósio em 1981 consolidou a Comissão de Ensino da SBG como importante espaço de discussão e mobilização.

O professor Oscar Negrão em sua tese de doutorado defendida em 1996 nos conta um pouco dessa história, relacionando-a com o período de grande expansão dos cursos de geologia no Brasil para atender ao aumento da exploração mineral no País. Nesse contexto, surge a demanda de qualificar de forma adequada, principalmente no aspecto pedagógico, professores de geologia capazes de ensinar os conteúdos das ciências da Terra. Experiências inovadoras vinham a público a partir dos encontros nacionais de geólogos, especialmente aquelas que levavam em conta os trabalhos de campo e as atividades centralizadas nos estudantes.

O Curso de Especialização em Ensino de Geociências, promovido entre 1979 e 1998 por um grupo de professores que implantaram inovações no ensino de Geologia da USP, representa um importante capítulo dessa história. Esse curso consolidou-se a partir de 1984 na Unicamp com a criação da Área de Educação Aplicada às Geociências e ele foi o embrião para o surgimento do Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra – PEHCT, vinculado ao Instituto de Geociências. Atualmente, o programa é o único do país que oferta cursos de mestrado e doutorado para formação de professores de geociências.

Do passado para o presente

Nos próximos posts iremos contar as novidades na área de ensino de geociências que foram apresentadas no 48º Congresso Brasileiro de Geologia, em Porto Alegre, que ocorreu entre os dias 9 e 13 de outubro de 2016.
20161016_121648

“Revisado por: Elaine Canisela”

creativecommons
Por que ensinar e aprender sobre Geociências? by EnsinoGeo is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
Sobre claudiomarinho 11 Artigos
Professor de Geografia, mestre em Educação e doutorando em Ensino de Geociências. Desenvolve pesquisa em educação a distância envolvendo produção de conteúdos educacionais e formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem.

2 Comentários

• Olá Pedro, o blog já está público. Acho que o blog não tem essa ferramenta. Você deve acessar pelo título do blog na página www.blogs.unicamp.br . Fique a vontade para fazer os comentários.

Abraços,

Seu e-mail não será publicado.