>Fica a Dica (7) — Como dar Pausa no Atari?

>

Na longínqua era pré-Nintendo, as maratonas gamísticas eram praticamente intermináveis. Não havia uma maneira de “dar um tempo” no game para, digamos, responder às “necessidades fisiológicas” de seu corpo. Quando o Atari 5200 foi lançado como upgrade do 2600, uma das maiores novidades era o primeiro botão “pause” da história. Obviamente, a novidade manteve-se no 7800, no qual também dava pra jogar todos os clássicos do 2600 — mas os fãs dos jogos mais antigos não podiam usar a novidade.

onix jr[3]
Onyx Jr.: clone brazuca era melhor que o original

Não podiam até agora. Levou trinta anos, mas agora dá pra dar uma pausa no Atari! E tudo graças a um brasileiro (e à pirataria). Victor Trucco era mais um dentre muitos que buscavam inutilmente uma pausa para o Atari. Um dia, ele trabalhava num console Onyx Jr, um clone brasileiro do Atari feito nos anos 80. Por uma simples diferença de processador, a cópia pirata saía-se melhor que o original — o Onix Jr. foi o único sistema Atari com pausa.
Com o perdão do trocadilho, Trucco descobriu o truque simples que faria qualquer Atari pré-pausa pausar (perdão pela aliteração). Tudo o que você tem que fazer é comprar uns componentes eletrônicos e ter um pouco de trabalho para soldá-los da maneira correta. Ou, se você for um nerd preguiçoso, porém rico, pode comprar um kit pré-montado que a gringa AtariAge oferece por US$ 20 — irônico como a solução também foi “pirateada” para ser vendida.
As instruções detalhadas para um upgrade faça-você-mesmo no seu Atari estão no site do Victor Trucco. Mas se você prefere gastar 20 doletas, pode comprar o kit aqui.
_______________________________

PS: a solução é nacional, mas eu só fiquei sabendo através do RetroThing.
chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Victor Trucco

    A solução não foi "pirateada" para ser vendida. Eu dei autorização por escrito para que o material fosse produzido lá fora pelos representante da AtariAge.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website