Trump, o presidente IgNobel

Antes mesmo de completar uma semana na Casa Branca, Donald Trump já foi agraciado com o prêmio mais engraçado importante do ano. Ou não.

A premiação foi surpreendente até mesmo para o Improbable Research, blog responsável pelo IgNobel. Em post publicado ontem (25/01), o comitê do IgNobel comunicou ter recebido a informação de um paper de matemática agraciado com o prêmio. Segundo o comunicado,

Esta é uma surpresa para nós, por que somos nós que escolhemos os premiados com o IgNobel e não temos conhecimento de ter premiado qualquer coisa a esse tal de Donald J. Trump. O Prêmio IgNobel homenageia realizações que fazem as pessoas rir, depois pensar.

Intitulado Prova da Hipótese de Riemann utilizando a teoria dos fatos alternativos, o artigo datado de 24 de janeiro foi publicado sob autoria de Donald J. Trump. Além de Riemann, o estudo também trata da igualdade 0 = 1 e confirma que o círculo tem apenas e tão-somente 11 lados.

O estranho, porém, é que a última cerimônia de premiação foi realizada em Harvard em 22 de setembro de 2016 e Trump não estava entre os indicados ou premiados do ano passado. Seu nome também não consta entre as outras 25 edições do IgNobel.

No entanto, o comitê do IgNobel fez “algumas pesquisas, comparáveis em profundidade e valor à pesquisa descrita no paper.” Descobriram que Trump é listado como autor de outros documentos e inclusive teria divulgado amplamente uma foto de si mesmo escrevendo — supostamente — seu discurso de posse, claramente inspirado em luminares como Bane e Bee Movie.

O mais próximo da pesquisa de Trump nos arquivos IgNobeis é o prêmio na categoria de economia de 2002, no qual foram galardoados “os executivos, diretores corporativos e auditores de uma vintena de corporações pela adaptação do conceito matemático de números imaginários para uso no mundo dos negócios.”

O comitê IgNobel encerra sua nota dizendo que “não estamos autorizados, sob a legislação dos Estados Unidos” a “revelar publicamente” certos detalhes desse caso. Ocupado em aplicar sua teoria matemática de fatos alternativos na contagem das pessoas presentes à sua posse, Donald J. Trump não foi encontrado para comentar seu novo e tremendo título acadêmico.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • André Souza

    Taí mais uma prova de funcionamento da "Teoria dos fatos alternativos"!
    Palmas que ele merece!!!

    Acho q ninguém entendeu a história do muro e porque o México tem que pagar pelo muro...é um investimento! Trump vai fazer com que o fluxo migratório se inverta e que se tenha coiotes levando pessoas dos EUA para o México em busca de uma vida melhor

    Pelo mesmo princípio, o Canadá bem que poderia também construir um muro...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website