Já colaboraram conosco

Alessandra Marimon é jornalista e aluna do programa de mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Ana Patrícia Arantes é jornalista com atuação em Programas e Projetos na área de Comunicação Socioambiental e Recursos Hídricos.

André Giles
 é biólogo pela Unesp (Bauru) com mestrado em botânica pela Unesp (Botucatu). Atualmente é pós-graduando de doutorado em ecologia da Unicamp.

Adriane Pinto Wasko é bióloga pela UFSCar, mestre e doutora em Genética e Evolução pela UFSCar e pós-doutora pela UNESP. É docente do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – UNESP, desenvolve projetos de pesquisa voltados à conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção e, também, coordena a Agência de Divulgação Científica e Comunicação (AgDC) do IBB.

Camila Brunelli é graduada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela PUC- Campinas, fotógrafa pela Escola de Arte e Design de Campinas e mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp.

Caroline Marques Maia é bióloga, mestre e doutora em Zoologia pela UNESP. É diretora do Clube Ciência do Instituto GilsonVolpato de Educação Científica, presidente da Iniciativa Consciência Animal de assessoria e consultoria científica em comportamento e bem-estar animal, além de administrar o Blog ConsCIÊNCIA Animal.

Danila Gabriela Bertin é bacharel em Ciências Biológicas pelo ICENP/UFU.

Eduardo Cruz Moraes é um biólogo que, assim como tantos outros, não sabe o nome de todas as plantas nem de todos os animais que perguntarem. Se graduou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela mesma instituição. Também possui especialização em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP. Tradicionalmente um rato de laboratório, nos últimos tempos tem se aventurado na área de divulgação científica e educação ambiental.

Felipe Augusto Zanusso Souza fez biologia durante a graduação, quando passou a se interessar pelos temas interdisciplinares associados na gestão de áreas protegidas. Fez mestrado em Ciência Ambiental na USP sobre participação social e conservação da natureza. Foi analista de recursos ambientais da Fundação Florestal. Em 2020 concluiu doutorado do Programa em Ambiente e Sociedade da UNICAMP/SP, desenvolvendo o projeto sobre arranjos institucionais da política pública de gestão de áreas protegidas paulistas.

Felipe de Almeida Borges tem formação acadêmica em História – Licenciatura e Divulgação Científica e Cultural

Felipe Ferreira Naves é bacharel em Ciências Biológicas e mestrando em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela UFU.

Gabrielle Pereira é apaixonada por geografia e fotografia, blogueira curiosa, Geógrafa formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), Mestranda em Geociências na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade das águas superficiais, Vulnerabilidade Ambiental, Recuperação de mata ciliar, educação ambiental, atualmente geologia urbana, cartografia geotécnica e ensaios geotécnicos (mecânica dos solos).

Henrique Aguiar de Oliveira é bacharelando em Ciências Biológicas pelo INBIO/UFU, membro da empresa-júnior MinasBio – Consultoria Ambiental e faz parte do Coletivo Goiabal Vivo.

Luciane Borrmann é jornalista e educadora ambiental.

Monique Rached é bióloga formada pela Universidade de São Paulo e se especializou em jornalismo científico pelo LabJor UNICAMP. Além disso, Monique trabalha com ilustrações, tanto científicas como artísticas, focando nos temas de conservação e educação ambiental.

Natália Ferreira de Almeida concluiu graduação e mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, quando decidiu se aventurar como servidora pública na área de educação ambiental. Para aliviar as frustrações da vida burocrática, cursou bacharelado em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo.

Rafael Ghiraldelli é formado como Bacharel – e atualmente mestrando – em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA / Unicamp). Atua como artista visual e ilustrador freelancer na cidade de Campinas / SP e região, além de trabalhar com poéticas voltadas à fotografia, videoarte, animação 2D e pintura. Site/portfólio online: rafaelghiraldelli.com

Tássia Oliveira Biazon é  graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura/2013 e Bacharelado/2014) pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Botucatu) e graduada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC-Portugal) em 2012. Pós-graduada (Lato Sensu) em Jornalismo Científico no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2016. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.