Equipe

Alessandra Marimon é jornalista e aluna do programa de mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Caroline Marques Maia é bióloga, mestre e doutora em Zoologia pela UNESP. É diretora do Clube Ciência do Instituto GilsonVolpato de Educação Científica, presidente da Iniciativa Consciência Animal de assessoria e consultoria científica em comportamento e bem-estar animal, além de administrar o Blog ConsCIÊNCIA Animal.

Eduardo Cruz Moraes é um biólogo que, assim como tantos outros, não sabe o nome de todas as plantas nem de todos os animais que perguntarem. Se graduou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela mesma instituição. Também possui especialização em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP. Tradicionalmente um rato de laboratório, nos últimos tempos tem se aventurado na área de divulgação científica e educação ambiental.

Felipe Augusto Zanusso Souza fez biologia durante a graduação, quando passou a se interessar pelos temas interdisciplinares associados na gestão de áreas protegidas. Fez mestrado em Ciência Ambiental na USP sobre participação social e conservação da natureza. Foi analista de recursos ambientais da Fundação Florestal. Em 2020 concluiu doutorado do Programa em Ambiente e Sociedade da UNICAMP/SP, desenvolvendo o projeto sobre arranjos institucionais da política pública de gestão de áreas protegidas paulistas.

Gabrielle Pereira é apaixonada por geografia e fotografia, blogueira curiosa, Geógrafa formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), Mestranda em Geociências na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade das águas superficiais, Vulnerabilidade Ambiental, Recuperação de mata ciliar, educação ambiental, atualmente geologia urbana, cartografia geotécnica e ensaios geotécnicos (mecânica dos solos).

Jaqueline Nichi é graduada em Jornalismo e Sociologia, com mestrado em Sustentabilidade pela EACH-USP. Atualmente, é doutoranda no Programa Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM-UNICAMP). Sua área de pesquisa é centrada nas dimensões sociais e políticas das mudanças climáticas nas cidades e governança local.

Leonardo Hamachi é biólogo, mestre em Fisiologia Vegetal pela USP e doutorando do Instituto de Botânica/SP. Possui interesse no funcionamento das plantas, no papel delas como produtoras na teia alimentar bem como fornecedoras de serviços ecossistêmicos. Deseja contribuir com a divulgação do conhecimento científico e de como a Ciência é produzida.

Natália Ferreira de Almeida concluiu graduação e mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, quando decidiu se aventurar como servidora pública na área de educação ambiental. Para aliviar as frustrações da vida burocrática, cursou bacharelado em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo.

Paulo Andreetto de Muzio é graduado em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Especializou-se em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade de Campinas (Unicamp) e atualmente cursa mestrado em Divulgação Científica e Cultural também pelo Labjor.

Rafael Ghiraldelli é formado como Bacharel – e atualmente mestrando – em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA / Unicamp). Atua como artista visual e ilustrador freelancer na cidade de Campinas / SP e região, além de trabalhar com poéticas voltadas à fotografia, videoarte, animação 2D e pintura. Site/portfólio online: rafaelghiraldelli.com

Tássia Oliveira Biazon é  graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura/2013 e Bacharelado/2014) pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Botucatu) e graduada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC-Portugal) em 2012. Pós-graduada (Lato Sensu) em Jornalismo Científico no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2016. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Vinícius Nunes Alves é biólogo (licenciado e bacharel) pela UNESP e mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela UFU. É Professor de Ciências e Biologia, além de ser colunista no site Notícias.Botucatu.