Carnaval e Astronomia

Por mais estranho que possa soar, o Carnaval de 2009 está bastante interessado em Astronomia. Especialmente no Ano Internacional (IYA2009).
Ontem a noite, soube de três escolas de samba que terão seus sambas-enredo relacionados ao tema, o que me deixou com vontade de estar no desfile de pelo menos uma.

A primeira escola que eu soube foi a Acadêmicos da Asa Norte de Brasília com o tema “A Astronomia e os Mitos e Lendas Sobre o Céu”. A escola tem cerca de 900 integrantes, 4 carros-alegóricos, incluindo “O Observatório”, uma réplica do Observatório Nacional, 4 Blocos gigantes em um total de 22 Alas.
A Acadêmicos contará a história da Astronomia, mesclada às Lendas e Mitos envoltos nos primórdios das civilizações estrangeiras e Folclore brasileiro.
Espera-se mais de 250 mil espectadores ao longo de três dias de festas em Brasília.
Há também uma escola de samba em Atibaia-SP, chamada Imperial de Atibaia, que desfilará em 2009 com um enredo de um título primoroso: “No Ano Internacional da Astronomia, Galileu Galilei, o Mensageiro das Estrelas, é o Mestre da Folia”.
Se alguém quiser o samba-enredo da Imperial, é só pedir.
Além destas, no Rio de Janeiro, vou torcer pela Unidos da Tijuca, com o enredo “Tijuca 2009: Uma odisséia sobre o Espaço”! Com um samba-enredo que pode ser ouvido em seu site, esta não é a primeira vez que a escola usa ciência como pano de fundo para sua apresentação no Rio.
Quem sabe meu amigo, Diniz, sendo no Rio e ainda mais da Tijuca, não sai de destaque nessa escola fantasiado de Galileu?
De fato, as escolas de samba falando de Astronomia será uma propaganda e difusão desta Ciência incrível para o público em geral, principalmente numa festa tão popular. E pensar que, até ontem, eu odiava Carnaval!
Colaboraram Tasso Augusto Napoleão e Antonio Coêlho

Discussão - 3 comentários

1. Alberto disse:

Hahaha, como vc pode imaginar, eu tb não era nem um pouco fã de Carnaval, e agora estou até pensando em dar uma passadinha no Rio!

2. Igor Santos disse:

Será que algum GRES vai homenagear Darwin?
    Eu admiro essas escolas. Não só pelo trabalho social e de integração mas também sempre que eles entram num assunto científico (geralmente História) eles acertam e são sempre antenados com o que acontece de importante.
    Mesmo assim eu não assistiria a um desfile.

3. Luiz Bento disse:

Não sei se as escolas do rio vão homenagear Darwin, mas o pessoal de Recife já faz isso há bastante tempo!

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM