Edições Anteriores – Redução da pobreza extrema no Brasil

mapa da fome

O Mapa da Fome 2013, apresentado na manhã da última terça-feira (16), em Roma, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), mostra que o Brasil conseguiu reduzir a pobreza extrema — classificada com o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1 ao dia — em 75% entre 2001 e 2012. No mesmo período, a pobreza foi reduzida em 65%.

O relatório da FAO mostra que o Brasil segue sendo um dos países com maior progresso no combate à fome e cita a criação do programa Fome Zero, em 2003, como uma das razões para o progresso do país nessa área.

Apresentado como um dos casos mundiais de sucesso na redução da fome, o Brasil, no entanto, ainda tem mais de 16 milhões de pessoas vivendo na pobreza: 8,4% da população brasileira vive com menos de US$ 2 por dia.

O braço das Nações Unidas elogia o efeito de diversas políticas adotadas pelo Brasil no combate à fome — desde a construção de cisternas ao programa Bolsa Família — e citam o Fome Zero como o primeiro passo em transformar o combate à fome numa ação do governo.

O artigo A dimensão da pobreza, da fome e da desnutrição no Brasil, publicado na Revista Estudos Avançados (vol. 9, n. 24, 1995), analisa e compara a extensão e a distribuição no Brasil de três graves problemas: a pobreza, a fome e a desnutrição.

O autor da pesquisa conclui que, na época, a pobreza, medida pela insuficiência de renda, e a desnutrição, medida pelo retardo do crescimento infantil, atingiam proporções enormes e disseminavam-se por todas as regiões e áreas do país.

Ainda de acordo com o estudo, a fome, medida pelas reservas energéticas da população adulta, tinha incidência restrita no país, afetando de forma clara apenas a população rural do Nordeste.

Artigo: A dimensão da pobreza, da fome e da desnutrição no Brasil
Autor: Carlos Augusto Monteiro
Revista: Estudos Avançados (USP)

Share