No último mês de agosto, o Divulga Ciência anunciou o lançamento da nova edição da revista “Estudos Semióticos” da FFLCH-USP (vol. 10, n. 1, 2014).
No periódico, foi publicado o artigo Ritmo plástico e ritmo narrativo no cinema: Hollywood no século XXI e o Cinema Novo. Nele, o pesquisador descreve as estratégias semióticas que tornam o cinema hollywoodiano objeto de significação tão difundido na cultura contemporânea.
Para isso, ele comparou os filmes mais visto no final de 2012 (seguindo lista publicada no portal “Box Office Mojo”) com “São Paulo, Sociedade Anônima” (de 1965) para defender hipóteses sobre diferentes tipos de estrutura fílmica — conforme a incidência de ritmos paradigmáticos ou (com efeitos) sintagmáticos, contínuos ou descontínuos, de natureza absoluta ou relativa.
A imagem postada, publicada no estudo, retrata segmentos de cenas do filme “São Paulo, Sociedade Anônima”, importante representante do Cinema Novo nacional.
Artigo: Ritmo plástico e ritmo narrativo no cinema: Hollywood no século XXI e o Cinema Novo
Autor: Levi Henrique Merenciano
Revista: Estudos Semióticos (USP)