Estudo sobre oxirredução e radicais livres

medicamentos mal acomodados

Aquele comprimido de multivitaminas ou multiminerais estragado não precisa mais ir pro lixo. Ao menos antes do descarte podem ajudar os futuros químicos a entenderem melhor sobre as reações de oxirredução e radicais livres. Isto é o que sugere Jaqueline Maluta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em artigo na última edição da revista Química Nova (vol. 37, no.7, 2014).

O uso desses comprimidos é muito popular no país, não necessita de prescrição médica e é acessível, fatos que os tornam um interessante objeto de investigação em sala de aula. Jaqueline propôs a comparação entre um comprimido novo e outro mal acondicionado (sob alteração de temperatura e umidade), cujas alterações são visíveis.

Os alunos eram estimulados a pesquisar e propor uma hipótese, de modo a compreender como as alterações ocorreram nos comprimidos mal acondicionados. A atividade reuniu conceitos de interesse público, da biologia, química e farmacologia. “Com esse tipo de abordagem, o aluno foi estimulado a pensar como um pesquisador de maneira instintiva, buscando soluções baseadas em conhecimentos prévios e/ou buscando respostas em veículos de informação confiáveis, em lugar do mero conhecimento popular” afirma.

Para ler o artigo completo clique aqui.