Divulga Cientista – Adib Jatene

10428624_1545114169035840_4359905859393608910_n

Morreu na noite da última sexta-feira (14), aos 85 anos, o médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos.

Em Uberaba (MG), lecionou Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Neste período, construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como cirurgião no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

Na política, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1992, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses).

No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.

Recentemente publicou um estudo na Revista USP que aborda, entre outros temas, a expansão e a distribuição das faculdades de medicina brasileiras, a assistência médica no Brasil, o papel do SUS, o financiamento da saúde (setores público e privado).

Artigo: Ensino médico no Brasil
Autor: Adib Jatene