Edições Anteriores – No tempo presente

CNV_foto
Crédito: Roberto Stuckert Filho/PR

Na manhã desta quarta-feira (10) a Comissão Nacional da Verdade entregou seu relatório final à presidente Dilma Rousseff. Nele a comissão determinou que 377 pessoas são responsáveis pelas graves violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.

O artigo “História do Tempo Presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro”, publicado na revista Varia Historia (vol.28, n.47, 2012), da Universidade Federal de Minas Gerias, trata dos fundos documentais produzidos pelo regime militar brasileiro a partir do enfoque da História do Tempo Presente — possibilidade de um conhecimento histórico ser confrontado pelo testemunho dos que viveram os fenômenos que buscam narrar e/ou explicar — e da noção de eventos traumáticos.

Nele, o autor afirma que a Comissão Nacional da Verdade pode proporcionar um conhecimento menos estereotipado do período, constituindo uma narrativa oficial, já que a mesma comissão não tem poderes de punição.

“A abertura dos arquivos pode funcionar como uma espécie de sublimação ou catarse que talvez seja capaz de superar o sentimento de frustração e a sensação de impunidade”, concluiu.

Artigo: História do Tempo Presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro
Autor: Carlos Fico
Revista: Varia Historia

Share