Divulga Cientista – Marcus Lira Brandão

lira brandao_foto

O personagem dessa semana é Marcus Lira Brandão, formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre e doutor em Farmacologia pela USP, com pós doutorado pelo Centre de Neurochimie de Recherche Scientifique em Strasboug-França e outro pela University of Wales-Grã-Bretanha.

Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), e revisor de vários periódicos de circulação internacional. Possui cerca de 190 artigos indexados nas principais bases de dados internacionais, com mais de 4500 citações na literatura.

Lira é também fundador do Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC) sediado em Ribeirão Preto, e sobre esse assunto possui um artigo publicado na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, “As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência”.

No qual o autor apresenta, em uma linguagem simples e acessível, o conhecimento básico e essencial em neurociência comportamental, destinado aos que se dedicam ao estudo do funcionamento do sistema nervoso central, como também a quem busca entender as bases biológicas do comportamento humano como passo fundamental para a compreensão de si próprio.

Artigo: As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência
Autor: Marcus Lira Brandão
Revista: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo