Divulga Cientista – Milton Santos

milton santos

Milton Santos teve uma carreira extensa, que começou na Faculdade Católica de Filosofia na Bahia. Tendo feito doutorado na França e viajado pela Europa e pela África, publicou em 1960 um dos seus artigos mais famosos, o estudo “O dinheiro e o território”, publicado na Revista , que aborda a relação entre território e dinheiro, afirmando que “por intermédio da troca, o dinheiro, e então o território, se faz informação e regulação”.

No final dos anos 1950, Milton participou de um concurso (que acabou não se realizando) para livre-docente na Universidade Federal da Bahia. Após ter recorrido à Justiça, conseguiu prestar o exame, defendendo brilhantemente a tese “Os Estudos Regionais e o Futuro da Geografia”.

Milton Santos foi um dos fundadores do Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais da Universidade da Bahia, um ícone dos estudos da área. Pouco tempo depois, no entanto, com o golpe militar de 1964, Milton foi preso e exilado. Convidado a lecionar na Universidade de Toulouse (França), ficou ali três anos.

Na década de 1970, o cientista estudou e trabalhou em universidades no Peru, na Venezuela e nos EUA. Entre 1975 e 1976, chegou a ser pesquisador no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em 1977, retornou para o Brasil, trazendo já completa a obra “Por uma Geografia Nova”. Em 1984, conseguiu o posto de professor titular na Universidade de São Paulo (USP).

No período final de sua vida, em 1994, recebeu o Prêmio Vautrim Lud, considerado “o Nobel da Geografia”. Foi agraciado com inúmeras honrarias, títulos e medalhas e entre seus principais livros estão: A natureza do espaço, Pobreza Urbana e A Urbanização Brasileira. Milton Santos morreu aos 75 anos, legando obras e atividades que foram um marco nos estudos geográficos no Brasil.

Artigo: O dinheiro e o território
Autor: Milton Santos
Revista: GEOgraphia (USP)