Novos Artigos – Quais são os papéis das cidades pequenas em regiões metropolitanas?

Sem título

Por Kátia Kishi

A última edição da Revista do Departamento de Geografia da USP (v.29, 2015) traz um artigo do geógrafo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Orlando Moreira Junior, que faz “Uma leitura geográfica dos papéis e significados de Cidades Pequenas na Região Metropolitana”, usando como estudo de caso a região da cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Nessa leitura, Moreira Jr. expôs alguns aspectos relacionados a essas cidades pequenas e a dependência desse sistema urbano-regional, que são responsáveis por papéis urbanos na divisão de trabalho e influenciam em novas características populacionais e espaciais. Por exemplo, a representatividade dessas cidades no setor secundário, em nível estadual, como ocorre em Jaguariúna, com sua importância na alta tecnologia em informatica e telecomunicações que ocorre devido a sua proximidade com Campinas, além das cidades-dormitórios, com moradores que continuam seus movimentos pendulares para a metrópole.

Na contra-mão, as análises dessas relações urbano-rural indicam que ainda existem cidades que mantém relações com o campo, como é o caso de Holambra, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Santo Antônio de Posse. O autor também percebeu a existência de fragmentos urbanos modernos e globalizados que se mesclam com elementos históricos de cada cidade que se mantêm, como o traçado das vias, arquitetura e até no modo de vida com os festejos típicos e outras atrações. O estudo conseguiu, assim, quebrar com a ideia de “rede urbana tradicional”, pois as cidades pequenas também desempenham papéis que não necessitam das relações com a região metropolitana.

Confira o artigo completo para saber mais:

Artigo: Uma Leitura Geográfica dos Papéis e significados de Cidades Pequenas na Região Metropolitana de Campinas-SP
Autores: Orlando Moreira Junior (orlandomoreirajr@uems.br)
Revista: Revista do Departamento de Geografia (v.29, 2015)

Share