Imagem em Destaque – Patrimônio de Moçambique

mocambique

Por Kátia Kishi

A imagem desta semana compõe o artigo de Lúcia Laurentina Omar e Euler Sandeville Júnior sobre as dificuldades institucionais, culturais e econômicas que comprometem o patrimônio material e imaterial na Ilha de Moçambique, com fotos e entrevistas dos moradores.

O artigo foi publicado na última edição da Revista CPC (n. 18, 2014), periódico do Centro de Preservação Cultural da USP. Segue abaixo um dos trecho de discussão sobre a memória social:

“…Incentivar o resgate da cultura local esquecida no tempo, promover oficinas de artesanato, gastronomia, dança etc. é importante, mas não é suficiente se tratados como objetos e não como experiências de gerações em suas lutas. Se patrimônio cultural possibilita em alguma medida o desenho da transmissão da memória social de uma geração à outra, personificando essa memória, ao mesmo tempo em que serve de suporte ao seu transporte, o desafio que se apresenta hoje em Moçambique é reconhecer e superar as desigualdades e distâncias internas. Estas reforçam antigos modelos de dominação ainda muito recentes, de modo que urge encontrar formas dialogadas que considerem o espaço vivido e o conjunto de sua produção cultural na elaboração desse patrimônio, que tendo suas formas de pedra e cal, tem também outras formas e necessidades.”

Artigo: Patrimônio cultural e memória social na Ilha de Moçambique
Autores: Lucia Laurentina Omar, Euler Sandeville Júnior
Revista: Revista CPC (USP)

Share