Edições Anteriores – Reflexões sobre a África do Sul

nelson mandela

Há 25 anos, no dia 11 de fevereiro de 1990, o líder do Congresso Nacional Africano da África do Sul, Nelson Mandela, sai da prisão após 27 anos de cárcere. Mandela foi o principal líder de oposição ao movimento de apartheid na África do Sul, movimentos esse que chegou ao fim nesse mesmo ano.

O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.

Com o fim do apartheid, não somente a África do Sul, mas todo o continente africano sofreu mudanças drásticas, passando de áreas de conflito, para zonas de paz e de importantes trocas comerciais.

Sobre este importante momento histórico, um artigo da Revista Brasileira de Política Internacional (vol. 41, n. 1, 1998), Uma nova política exterior depois do apartheid? Reflexões sobre as relações regionais da África do Sul, 1974-1998, traz um panorama das relações regionais na África a partir de 1989.

Artigo: Uma nova política exterior depois do apartheid? Reflexões sobre as relações regionais da África do Sul, 1974-1998
Autor: Wolfgang Döpcke
Revista: Revista Brasileira de Política Internacional

Share