Divulga Cientista – Marta Vannucci

Crédito: CNPq
Crédito: CNPq

Marta Vannucci, formada em História Natural e doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, dedicou toda a carreira aos estudos da oceanografia biológica. Suas atividades científicas tiveram uma contribuição significativa para o processo de institucionalização das ciências oceanográficas no Brasil. Juntamente com outros cientistas teve foi responsável por diversas transformações do Instituto de Oceanografia da USP.

Publicou inúmeros artigos e livros sobre plâncton e manguezais. Em 1964 ela participou da Expedição Internacional ao Oceano Índico, a bordo do N/Oc. Anton Bruun. De 1964 a 1969 foi Diretora do Instituto Oceanográfico quando foi concluída a construção do Navio Oceanográfico Prof. W. Besnard em Bergen, Noruega.

Em dezembro de 1966 foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências sendo a primeira mulher a ser escolhida para a assembleia geral do órgão. De 1970 a 1974 interrompeu as atividades no IOUSP para assumir posto oferecido pela UNESCO em Cochin na Índia.

Em 2012, a Revista Gênero, uma publicação da Universidade Federal Fluminense, publicou um artigo sobre a trajetória científica da cientista. De acordo com o estudo, falar de Marta Vannucci é falar de uma mulher que teve uma contribuição fundamental no processo das mulheres no cenário universitário, bem como para a institucionalização das ciências oceanográficas no Brasil.

Artigo: Gênero e trajetória científica: as atividades da cientista Marta Vannucci no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (1946 – 1969)
Autor: Alex Gonçalves Varela
Revista: Revista Gênero (UFF)

Share