Imagem em Destaque – Lesões em bailarinas

Apresentação1

O plié, o principal movimento do balé clássico, é realizado quando os joelhos estão dobrados com os pés virados para fora do quadril, formando um ângulo de 180º conhecida como turnout. Porém se o movimento não é executado de maneira correta, pode proporcionar diversas lesões, principalmente nos joelhos.

Um recente estudo — Fatores que influenciam no turnout em bailarinas clássicas com dor nos joelhos — publicado na revista de Fisioterapia & Pesquisa da Universidade de São Paulo (vol. 21, n. 3, 2014), avaliou os fatores que influenciam na execução do turnout em bailari­nas clássicas adolescentes, e comparou dois grupos, um composto com dores nos joelhos, e sem queixas. O estudo levou em conta a amplitude de movimento de rotação lateral do quadril, força muscular, possível alteração óssea e o turnout estático e dinâmico.

A pesquisa apontou que as dores sentidas por algumas bailarinas estão ligadas à falta de preocupação com a rotação lateral do quadril durante a execução do movimento tournout. Isso porque, o início nessa modalidade se dá muito precocemente, por volta dos quatro anos de idade, momento no qual a bailarina está preocupada apenas com a amplitude dos pés, e não com outros movimentos associados.

Os pesquisadores explicam que uma falta de rotação correta do quadril gera uma sobrecarga nos joelhos, atingindo as estruturas articulares e gerando dor. Por isso, o estudo alerta para a importância da intervenção educacional dos professores é fundamental na correção dos movimentos durante toda a fase de aprendizado e aperfeiçoamento da modalidade que acontece na adolescência.

Artigo: Fatores que influenciam no turnout em bailarinas clássicas com dor nos joelhos
Revista: Fisioterapia & Pesquisa
Autores: Paula Fiquetti Silveira, Sérgio Rocha Piedade

Share