Novos Artigos – Planta ameaçada é encontrada no RS

Espécie
Espécie “Sinningia bullata”, ameaçada de extinção, é encontrada no Canyon Fortaleza (RS)

Sinningia bullata é o nome científico dessa bela planta ameaçada de extinção, antes descrita apenas morro “Testa do Macaco”, próximo à capital catarinense. Artigo publicado na última edição da revista Rodriguésia (vol. 65, n. 4, 2014), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, descreve nova população endêmica identificada no Rio Grande do Sul, no Canyon Fortaleza, há 210 quilômetros da primeira área.

Uma possível explicação para a escassez de registros ao longo das encostas de altas altitudes em Santa Catarina and Rio Grande do Sul. “A descoberta recente de S. bullata sugere que outras espécies interessantes de plantas podem ser encontradas nos afloramentos rochosos perto das escarpas da Serra Geral, e esta espécie em particular, pode ser encontrada em outros habitats semelhantes”, concluem os autores Gabriel Emiliano Ferreira e Jorge Luiz Waechter, botânicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Alain Chautems, do Conservatório e Jardim Botânico da Cidade de Genebra.

Espécie vive em regiões altas e rochosas