Divulga Cientista – Paulo Vanzolini

vanzolini
Crédito: Zé Carlos Barreta/Folhapress

O zoólogo Paulo Emílio Vanzolini, morto em 2013, é o homenageado da próxima edição da revista Cadernos da História da Ciência, do Instituto Butantan

Vanzolini foi um importante zoólogo e compositor brasileiro, e um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo que, com seu trabalho, aumentou a coleção de répteis de cerca de 1,2 mil para 230 mil exemplares.

Nascido em São Paulo, no dia 25 de abril de 1924, Vanzolini ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1942. Na USP passou a frequentar as rodas boêmias e a compor seus primeiros sambas.

Após se formar, em 1947, foi para os Estados Unidos para obter o doutorado em Zoologia pela Universidade Harvard. Já no início da década de 1950, o livro Lira de Paulo Vanzolini e compôs o samba “Ronda”, um dos mais conhecidos de sua carreira.

Durante toda a década, trabalhou intensamente como compositor, sem nunca abandonar a carreira científica. Em 1959, foi nomeado diretor do Museu de Zoologia, cargo que exerceu durante trinta anos.

Paulo Vanzolini recebeu inúmeros prêmios e reconhecimento, como a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pela Fundação Guggenheim, em Nova Iorque e o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo conjunto de sua obra.

O cientista morreu no dia 28 de abril de 2013, de pneumonia, em São Paulo.

Na revista Estudos Avançados (vol. 8, n. 22, 1994), Vanzolini publicou texto em que destaca a história do Museu de Zoologia da USP. Outra sugestão de leitura de seu trabalho, é o artigo An aid to the identification of the South American species of Amphisbaena (Squamata, Amphisbaenidae), publicado na revista Papéis Avulsos de Zoologia (vol. 42, n. 15, 2002).

Nele, o cientista busca orientar a identificação das espécies sul americanas de Amphisbaena, conhecida popularmente como “cobra-cega” ou “cobra-de-duas-cabeças”.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento de lançamento da edição da revista Cadernos da História da Ciência em homenagem a Paulo Vanzolini.

Artigo: An aid to the identification of the South American species of Amphisbaena (Squamata, Amphisbaenidae)
Autor: Paulo Emílio Vanzolini
Revista:  Papéis Avulsos de Zoologia (Museu de Zoologia da USP)

Artigo: Museu de Zoologia