Divulga Leitura – Sentidos da saúde e da doença

doenca e saude

“Por envolver dimensões simbólicas e culturais, sociais e filosóficas, as práticas em saúde devem levar em consideração as subjetividades incutidas no processo saúde-doença”.

A citação do parágrafo anterior foi proposta no livro Os sentidos da saúde e da doença, de Czeresnia, Maciel e Oviedo, e e publicada pela Editora Fiocruz.

Em resenha dedicada à obra, publicada na revista Ciência & Saúde Coletiva (vol. 20, n. 3, 2015), os autores Alan Camargo Silva e Jaqueline Ferreira — ambos do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro —  relataram a importância do livro por destacar um debate enriquecedor de modo sintético e didático para os leitores.

Segunda eles, “o livro se caracteriza por um marco referencial para estudantes e profissionais de saúde de distintos níveis de inserção, uma vez que concebe a vida para além do modelo estritamente biológico, isto é, permite considerar e pensar nas múltiplas interfaces do corpo”.

Apresentando um potencial de discussão e reflexão relevantes para o campo da Saúde, o livro, por meio de uma linguagem acessível, pretende questionar ampla e criticamente as definições tão propaladas sobre a saúde e a doença.

“A partir de referências atuais, para além do referencial técnico-científico e estatístico-biomédico também fundamental na compreensão do processo saúde-doença, os autores relativizam e aprofundam a discussão acerca da complexidade de tais constructos”, refletiram Alan Camargo Silva e Jaqueline Ferreira.

Resenha: Os sentidos da saúde e da doença
Autores: Alan Camargo Silva e Jaqueline Ferreira
Revista: Ciência & Saúde Coletiva (Associação Brasileira de Saúde Coletiva)