Imagem em Destaque – Gestão da paisagem cultural

paranapiacaba

A Imagem da Semana retrata a paisagem do sítio histórico de Paranapiacaba, na região metropolitana de São Paulo. O local foi referência para o estudo Gestão sustentável da paisagem cultural: legados e lições da experiência de Paranapiacaba, publicado na Revista CPC (n. 18, 2014), do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo.

“Estabelecida no topo da Serra do Mar, numa altitude de 796 m, a pequena Vila Ferroviária de Paranapiacaba, distante cerca de 64 km da capital paulista, é um exemplar notável do patrimônio cultural e natural brasileiro”, explicou o artigo. Situada em Santo André, a vila está totalmente inserida em área de proteção aos mananciais, portanto, preserva significativas reservas naturais de Mata Atlântica, reconhecidas em 1994 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, as Ciências e a Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

De acordo com o artigo, é um grande desafio desenvolver “uma relação harmônica entre preservação do patrimônio e desenvolvimento socioeconômico” na gestão de sítios históricos. Por isso, ele analisa como as políticas setoriais foram concebidas e implementadas articuladamente, destacando os principais legados e lições desta experiência.

Segundo o estudo, “por meio da descentralização administrativa viabilizou-se, entre 2001 e 2008, a integração entre políticas de preservação cultural, conservação ambiental, turismo comunitário, desenvolvimento social, planejamento urbano e participação cidadã”.

O texto conclui que, “embora tenha sido fundamental o investimento e o retorno dos processos de participação durante a gestão, constatou-se que ele não foi capaz de gerar empoderamento permanente da população e manter a rede de atores comprometidos por ele potencializada”.

“Essa experiência recoloca em pauta aquele que consiste no último ponto a destacar: a capacidade empreendedora e articuladora do poder local no âmbito de suas competências. Diante do processo e resultados angariados pelo Programa de Desenvolvimento Local Sustentável e dos efeitos imediatamente nefastos do desmonte desta política a partir de 2009, cabe uma reflexão profunda sobre o papel do poder local”.

Artigo: Gestão sustentável da paisagem cultural: legados e lições da experiência de Paranapiacaba
Autora: Vanessa Gayego Bello
Revista: Revista CPC (USP)

Share