Divulga Cientista – Celso Lafer

celso lafer
Crédito: Léo Ramos/Pesquisa FAPESP

Na última semana, Celso Lafer, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), recebeu a Medalha Gilbert, concedida anualmente pelo consórcio de universidades Universitas 21.

A condecoração reconheceu o trabalho de Lafer como uma “contribuição constante à internacionalização do ensino superior”. Foi mais um importante prêmio entre os mais de 40 que recebeu durante toda sua carreira.

Lafer nasceu em São Paulo, no dia 7 de agosto de 1941. Graduado em 1964 em Direito pela Universidade de São Paulo, concluiu seu mestrado e doutorado, ambos em Ciência Política, na Cornell University, nos Estados Unidos (em 1967 e 1970, respectivamente).

Atualmente é professor titular da USP, membro titular da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciência, presidente da FAPESP desde 2007, entre outras inúmeras ocupações em cargos editoriais em revistas e conselhos e institutos.

Possui também uma importante carreira na política nacional e internacional, sendo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões: em 1992, no governo de Fernando Collor, e de 2001 a 2002, nos últimos dois anos do governo de Fernando Henrique Cardoso, além de ter sido embaixador do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e embaixador do Brasil junto à ONU, de 1995 a 1998.

Para conhecer mais a carreira e obra de Celso Lafer, o Divulga Ciência separou quatro artigos publicados em periódicos nacionais. São estudos sobre política no Brasil e na América Latina, e Direitos Humanos.

Artigo: Dilemas da América Latina num mundo em transformação
Revista: Lua Nova: Revista de Cultura e Política (n. 18, 1989)

Artigo: A soberania e os direitos humanos
Revista: Lua Nova: Revista de Cultura e Política (n. 35, 1995)

Artigo: A ONU e os direitos humanos
Revista: Estudos Avançados (vol. 9, n. 25, 1995)

Artigo: Brasil: dilemas e desafios na política externa
Revista: Estudos Avançados (vol. 14, n. 38, 2000)