Saiu a nova edição da revista Comunicação & Educação (vol. 20, n.1, 2015), da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
O tema do volume é sobre “Educação na era digital”, e nele foi publicado uma resenha sobre o filme Torre de Marfim, documentário norte-americano, que mostra a crise do subsídio público aos estudantes do ensino superior nos Estados Unidos.
Torre de Marfim – Um panorama sobre a mercantilização do ensino superior nos Estados Unidos demonstra em seu texto, que o filme retrata o desmantelamento das linhas de subsídios, e o aumento dos financiamentos privados, “que acabam por transformar os recém-formados em devedores antes mesmo de serem trabalhadores”.
A resenha destaca também que o documentário deixa “evidente” a forma como ocorre a “mercantilização da educação superior” no país como um processo histórico que além de pregar o consumo dos aparelhos estudantis, enaltece a busca pelo prestígio social; e a progressiva decomposição do modelo de graduação.
Segundo o texto, o filme acaba por não retrata claramente a educação superior norte-americana em suas diferentes acepções e modelos, e não “concentra-se em mostrar um fenômeno social que está modificando o respeitado modelo universitário de graduação residencial”.
Porém, de acordo com a resenha, “vale a sessão para que não deixemos de lado os debates em torno do processo de mercantilização do ensino superior no Brasil”.
“A atual comercialização do ensino superior brasileiro é em si mesmo a marca evidente de uma cultura segregacionista e quanto o alimentamos com critérios esdrúxulos de ensino, formas de fazer criadas para reforçá-lo, a partir de uma autoridade ilustrada”, refletiu a autora do texto.
Resenha: Torre de Marfim – Um panorama sobre a mercantilização do ensino superior nos Estados Unidos
Autora: Katya Zuquim Braghini
Revista: Comunicação & Educação (USP)