Plantas têm diferentes estratégias para enfrentar a seca

Artigo da revista Rodriguésia do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), que teve release divulgado por este blog e pela página do Divulga Ciência, gerou uma notícia bacana sobre as diferentes estratégias de plantas para lidar com a escassez de água.

************************************************************************************************************************************************************

Captura de tela 2015-06-09 18.00.04

Flavia Natércia, para jbrj.gov.br

A escassez de água que caracteriza a estação seca das regiões onde o clima é sazonal representa uma fonte de estresse para as plantas. Espécies decíduas de planta, que perdem suas folhas no outono ou no inverno, evitam a seca, ao passo que as espécies sempre verdes têm uma série de características que lhes possibilitam tolerar a escassez de água. É o que verificaram pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Federal Rural de Pernambuco em um fragmento florestal em Pentecoste (CE). O estudo foi publicado na Rodriguésia – Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, volume 66 nº 1, de 2015.

Leia notícia na íntegra em: http://jbrj.gov.br/node/460