Revistas científicas da Unicamp terão edital no segundo semestre

Germana Barata

Captura de tela 2015-06-10 15.36.06

O projeto do Portal de Periódicos da Unicamp está decolando! Aos poucos as revistas científicas estão sendo indexadas e, em breve, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da universidade lançará o primeiro edital de apoio financeiro às suas publicações.

Ontem, em reunião com editores de revistas científicas, Fernando Coelho, Assessor da PRP anunciou que o edital deverá ser lançado no segundo semestre e está em fase de elaboração. Os valores ainda não estão definidos, mas o ponto de partida será de R$300 mil a R$350 mil. Pelo resultado da reunião, no entanto, ficou claro que o valor precisa ser incrementado.

O objetivo da Unicamp é fortalecer suas publicações, investir na qualidade e dar mais visibilidade à instituição e suas produções no país e no exterior. Atualmente, a Unicamp não está entre as instituições que possuem revistas indexadas no Web of Science – um dos mais importantes indexadores internacionais, que soma 136 títulos brasileiros – e apenas 7 delas estão indexadas no SciELO (Biblioteca Virtual Eletrônica Científica), considerado o principal repositório de revistas científicas da América Latina e um dos mais importantes do mundo em acesso aberto.

Alguns editores questionaram a relevância que tem sido dada ao inglês como idioma que pressiona os custos de produção das revistas (tradução, revisão, por ex.), sobretudo em função das novas exigências de indexação do SciELO, e que poderia ameaçar a importância do português, sobretudo nas publicações da área de humanas. Mas Coelho defende a responsabilidade institucional de dar visibilidade internacional ao que a universidade produz de melhor. “O inglês terá preferência por ser considerado o latim da ciência”, comparou o assessor da PRP.

Foi consensual, no entanto, a excelente iniciativa de constituir o Portal e a postura da universidade em investir nas revistas científicas. Algumas dessas publicações, como os Cadernos Pagu, com 25 anos de existência, uma referência na pesquisa sobre estudos de gênero no país e na América Latina, são publicadas graças a recursos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do ensino Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgãos ligados ao Ministério da Educação, que neste ano sofreu grandes cortes.

O edital, por tanto, vem em boa hora.

Estavam presentes na reunião Gláucia Pastore, a pró-reitora de pesquisa, Raquel Meneghuello, pró-reitora de pós-graduação.

Artigo de Gildenir Santos et al. “A preservação digital dos periódicos científicos da Unicamp: um relato de experiência”. na revista Ciências da Informação, Vol41, no.1, 2012.