Fórum Periódicos Científicos: Estratégias para Expandir e Melhorar a Comunicação com a Sociedade

Apresentação1

Data: 26 de agosto  2015

Local: Auditório do Instituto de Psicologia da USP

Os periódicos científicos estão entre as principais fontes de informação da mídia especializada em ciência e tecnologia. Apesar da crescente participação do Brasil na produção científica mundial, os periódicos científicos brasileiros ainda são bem pouco divulgados pela mídia nacional, ao contrário do destaque que as publicações internacionais recebem. Dentre as razões para esta invisibilidade está a percepção de jornalistas de que as revistas científicas brasileiras não têm qualidade ou credibilidade, o difícil acesso a informações relevantes produzidas por essas publicações. Os periódicos internacionais, sobretudo os de alto impacto, há tempos já atentaram para a importância da comunicação com jornalistas e com a sociedade para lhes garantir maior visibilidade dentro e fora da academia.

Aproveitar dos ricos canais de comunicação que a USP já possui com a sociedade e a mídia para divulgar os conteúdos publicados pelos periódicos científicos é otimizar o trabalho das publicações, que normalmente se encerra no lançamento de uma nova edição. A divulgação dos conteúdos das revistas científicas pode ampliar o público leitor, atrair submissões de artigos e gerar visibilidade para as publicações, além de enriquecer a divulgação científica de pesquisas brasileiras, valorizar a pesquisa nacional e dar acesso à população aos debates, resultados e reflexões a cerca da ciência brasileira.

Este evento faz parte do projeto de pesquisa “Os periódicos científicos brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade” financiado pela Fapesp (Processo 2013/10075-8).

Inscrições online.

Mais informações:

Organização: Uma parceria do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP e o Laboratório de Estudos Avançados em jornalismo (Labjor) da Unicamp, com financiamento da FAPESP.

Sem título

Share