Divulga Cientista – Marília Chaves Peixoto, primeira doutora em matemática no Brasil

Marilia

Por Kátia Kishi

O post de hoje é uma sugestão do leitor João Batista Nascimento, matemático do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA), sobre a importância de se ressaltar o trabalho das mulheres em campos ainda compostos, majoritariamente, por homens, como formas de reconhecimento dessas personagens e incentivo para uma participação feminina mais intensa nessas áreas científicas.

Como destaque, temos a professora e matemática Marília Chaves Peixoto, que foi a primeira mulher doutora em matemática no Brasil e pioneira em áreas de pesquisa em um período que a matemática era desenvolvida nas politécnicas, ao invés de espaços próprios.

Marília Chaves Peixoto nasceu em 1921 na cidade de Santana do Livramento, RS. Em 1943, formou-se em engenharia e matemática na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1948, obteve o grau de doutora em Ciências e foi aprovada em concurso para livre-docente da mesma instituição.

Devido às suas colaborações científicas, em 1951, Peixoto foi a primeira matemática brasileira eleita para a Academia Brasileira de Ciências, com foco em pesquisas na subárea Sistema Dinâmico, mesma área de atuação do matemático Arthur Ávila, ganhador da Medalha Fields de 2014, o “Nobel da matemática”.

Entre suas contribuições científicas, Marília publicou em conjunto com seu marido Maurício Peixoto os artigos “On the inequalities y'” ³ G(x,y,y’,y”)”, em 1949, e “Structural stability in the plane with enlarged boundary conditions”, em 1959, nos Anais da Academia Brasileira de Ciência (versão digital indisponível).

Marília Peixoto faleceu, ainda jovem, em 1961.

Confira dois artigos que resgatam a importância de Marília Peixoto para a ciência brasileira:

Artigo: Politécnicos ou matemáticos?
Autores:  Circe Mary da Silva
Revista: História, Ciência e Saúde – Manguinhos (vol.13, n.4, 2006)

Artigo: Primeiras doutoras em matemática no Brasil
Autores:  João Batista do Nascimento