Everardo Duarte Nunes, a saúde coletiva e as ciências sociais

por Carolina Medeiros

Everardo Duarte Nunes, ampla experiência em Saúde Coletiva

Everardo Duarte Nunes, nosso personagem da semana, é formado em Ciência Sociais pela USP, mestre em Sociologia da Medicina pela University of London, e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas.

O pesquisador, que atualmente é professor colaborador do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, participa do Conselho Editorial das seguintes revistas:Physis. Revista de Saúde Coletiva, Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health ;Ciência & Saúde Coletiva; RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (CICT/Fiocruz).

Tem ampla experiência e muitos trabalhos publicados na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, ciências sociais em saúde, sociologia da saúde, saúde mental; processo saúde-doença. E um de seus recentes artigos é “A construção teórica na sociologia da saúde: uma reflexão sobre a sua trajetória”, publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva (n.19, vol. 4).

A pesquisa busca estabelecer reflexões sobre a construção teórica na constituição da sociologia da saúde, baseada em duas ideias: a interdisciplinaridade e o grau de articulação presente nos campos da medicina e da sociologia, e aponta que a diversidade temática da saúde possibilita a criatividade científica.