Divulga Cientista – Eduardo Peñuela Cañizal e as poéticas de imagem

Foto Jonathan Nobrega
Foto de Jonathan Nobrega

Por Kátia Kishi

O post de hoje é um híbrido de divulgação de novos artigos, resgate de edições anteriores e também uma homenagem ao “mestre das intensas poéticas”, Eduardo Peñuela Cañizal.

O nosso homenageado teve origem espanhola e nasceu em 21 de novembro de 1933. Sua vinda ao Brasil aconteceu com a ditadura fascista na Espanha, onde seu pai, militante republicano do sul, foi preso em 1938 durante o governo de Francisco Franco. Após conquistar a liberdade, o pai de Eduardo Peñuela se exilou em terras brasileiras.

Instalado no Brasil, em 1959 Peñuela graduou em letras pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu seu doutorado sobre a poesia chilena de Gabriela Mistral (Nobel de literatura de 1945) em 1965. Três anos depois, conquistou a livre-docência com pesquisa sobre a poesia do peruano César Vallejo.

Ainda em 1965, Peñuela colaborou com a fundação da Escola de Comunicações Culturais, que anos depois se tornou em Escola de Comunicação e Artes da (ECA-USP), onde foi diretor de 1993 a 1997. Nos anos 70 e 80, realizou pós-doutorados nas Universidades de Tufts e Standford nos Estados Unidos na área de audiovisual, no qual foi referência brasileira, principalmente com análises do cinegrafista espanhol Luis Buñuel. Em 13 de abril de 2014, Peñuela faleceu com ataque cardíaco aos 80 anos e deixou uma grande contribuição em livros, capítulos, artigos e textos de divulgação científica.

Dada sua relevância acadêmica, a revista “RuMoRes” (v.9, n.17, 2015) da USP dedicou seu último dossiê em homenagem ao pesquisador e sua influência no estudo das poéticas, imagens, fotografias e audiovisual. O dossiê leva o nome Poéticas de Imagem com resgate teórico e testemunho de colegas que conviveram com Peñuela, o que traz trabalho de importantes pesquisadores.

Confira os artigos do último dossiê da revista “RuMoRes” (v.9, n.17, 2015):

Artigo:
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Da amizade
Autor: Sandra Fischer

Artigo: Do espanto ao questionamento
Autor: Etienne Samain

Artigo: Memórias inscritas nas imagens
Autor: Mayra Rodrigues Gomes

Artigo: Poética da imagem e TV: vinhetas de abertura e encerramento em programas ficcionais brasileiros
Autor: Anna Maria Balogh

Artigo: A corrosão do relato falocêntrico em A favorita e Avenida Brasil: vestígios de um certo Almodóvar?
Autor: Sandra Fischer

Artigo: Incríveis carros de corrida e seu movimento-cristal: poética da imagem automobilística de Géo Ham
Autor: Rafael Duarte Oliveira Venancio

Artigo: Senhor Babadook, Vincent e o horror materno: intertextos