Divulga Leitura – Comunicação: a ciência do século XXI

Sem Título-1 copiar

Por Kátia Kishi

A última edição da revista “MATRIZes” (vol. 09, n.1, 2015) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) traz uma resenha de Marialva Carlos Barbosa, atual presidente da INTERCOM, sobre o livro “A Ciência do Comum”, último livro de Muniz de Sodré, conceituado jornalista, sociólogo e professor de comunicação.

Barbosa reflete sobre o texto de Sodré para definir o lugar epistemológico da comunicação como ciência e metodologia de análise no século XXI. Para isso, a primeira parte foca nas discussões históricas para compreender os fundamentos epistemológicos da comunicação que procurava justificar sua qualificação como ciência e também incluir sua produção científica em uma categoria “interdisciplinar”.

Nessa retomada, percebeu-se que não era só a comunicação que passava pelas quebras das certezas conceituais, e no momento de virada do “paradigma epistemológico”, surgiu “uma crítica virulenta em relação ao humanismo metafísico ocidental, o que levaria ao que muitos autores denominam a morte do homem, entendido como sujeito e objeto privilegiado nos processos de conhecimento e, por outro lado, construiu as incertezas das ciências sociais como ciência. Se o foco privilegiado de suas análises estaria morto e enterrado como atribuir valor universal global a sua produção de conhecimento?”, observa Barbosa.

Nesse caminho, começa a se instituir no campo de ação social o bios midiático, colocando a comunicação “como síntese do conhecimento científico das ciências humanas”. Barbosa também ressalta que “Sodré afirma que é na direção da diversidade, do encontro e da historicidade (possibilidade de ação humana sobre a sociedade) que se constitui uma ciência da comunicação humana. Do vínculo do comum até as relações organizadas pelas tecnologias do mundo contemporâneo”.

Confira a resenha completa em:

Artigo: Comunicação: a ciência do século XXI
Autor: Marialva Carlos Barbosa – Contato: mcb1@terra.com.br
Revista: MATRIZes (vol. 09, n.1, 2015)

DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p267-271